O beiju (ou biju), muito comum no café da manhã dos baianos, é uma refeição saudável, fácil e prática de preparar. Para mim, ele é o primo magro da tapioca, uma vez que não leva recheio. A praticidade na hora de preparar o beiju e sua fama de magrinha fizeram com que o quitute nordestino ganhasse fãs no mundo inteiro.
Por sua semelhança em formato, o beiju é muitas vezes confundido com sua prima tapioca, porém são iguarias distintas no ingrediente e no preparo, embora ambas sejam feitas a partir da mandioca.
A tapioca é feita por meio da goma da mandioca, enquanto que o beiju é feito a partir da massa de mandioca ralada e peneirada. Ou seja, para esse prato específico, é utilizada a mandioca toda moída e não apenas a fécula — o que também torna o beiju muito rico em celulose, que ativa os movimentos intestinais. Porém, como elas são primas, você também pode preparar o beiju com a massa de tapioca que fica tudo em família e ninguém vai brigar por causa disso.
INGREDIENTES
» 2 xícaras (chá) de tapioca starch;
» ½ xícara (chá) de água;
» Sal a gosto;
» Manteiga Ghee.
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, coloque o polvilho e umedeça com a água misturando com a ponta dos dedos até ficar com consistência de farinha granulada e úmida. Depois, passe por uma peneira e reserve.
Aqueça uma frigideira e coloque aos poucos o polvilho cobrindo todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme. Espere a massa ficar unida como se fosse uma panqueca e vire para secar do outro lado. Espalhe manteiga ghee sobre o beiju.
Retire do fogo, coloque mais um pouco de manteiga, enrole e sirva.
🍁 Bjs, Li.
Confira esta e outras dicas no nosso perfil no Instagram. Todas as semanas, dicas e receitas novas para você se adaptar ao estilo de comida do Canadá sem perder o tempero brasileiro.
Kommentare