Este novo feriado do Canadá homenageia as crianças perdidas e os sobreviventes das Escolas Residenciais, suas famílias e comunidades. A mobilização pública da história trágica e dolorosa e dos impactos contínuos das Escolas Residenciais é um componente vital do processo de reconciliação do país com o seu povo nativo.
Havia 140 Escolas Residenciais indígenas administradas pelo governo federal, operando no Canadá entre 1831 e 1998. Dá para acreditar que a última escola fechou há apenas 23 anos atrás? Os sobreviventes defenderam o reconhecimento e as reparações e exigiram responsabilidade pelo legado duradouro dos danos causados ao povo nativo. Esses esforços culminaram em diversas ações sociais, entre elas:
O Indian Residential Schools Settlement Agreement, uma espécie de acordo de extinsão das “Escolas Residenciais Indígenas” no país.
Desculpas oficiais do governo Canadense – Em 2008, o Primeiro Ministro do Canadá fez uma declaração de desculpas a ex-alunos do Indian Residential Schools, em nome do Governo do Canadá.
Criação da Truth and Reconciliation Commission, uma comissão criada por meio de um acordo legal entre sobreviventes de Escolas Residenciais, a Assembleia das Primeiras Nações, representantes Inuit (como são conhecidos os povos nativos) e as partes responsáveis pela criação e operação das escolas: o Governo Federal e os órgãos da Igreja.
A criação do NCTR, ou na tradução livre, Centro Nacional para Verdade e Reconciliação - uma espécie de arquivo digital para manter a memória deste histórico e trágico período. Um lugar de aprendizagem e diálogo onde as verdades da experiência da Escola Residencial serão honradas e mantidas em segurança para as gerações futuras.
No Dia 30 de Setembro, faça a sua parte
Você está pronto para engajar nesta ação que comoveu a nação? Veja aqui por onde começar. Todos os anos, no dia 30 de setembro:
Se vista com as cores laranja
Junto com o National Day for Truth and Reconciliation, o Dia da Camisa Laranja também acontece em 30 de setembro. O Dia da Camisa Laranja é um dia comemorativo de base indígena que homenageia as crianças que sobreviveram às escolas residenciais indígenas e lembra também aquelas que não sobreviveram.
Visite o site NCTR.ca
O “Centro Nacional para Verdade e Reconciliação” (NCTR) é um lugar de aprendizagem e diálogo onde as verdades da experiência da escola residencial são honradas e mantidas em segurança para as gerações futuras. O NCTR foi criado como parte do mandato da “Comissão de Verdade e Reconciliação do Canadá” (TRC). O TRC foi encarregado de ouvir os sobreviventes, suas famílias, comunidades e outras pessoas afetadas pelo sistema de Escolas Residenciais e educar os canadenses sobre suas experiências.
Leia sobre a história indígena
Como imigrantes, muitas vezes desconhecemos a cultura local e história do país que escolhemos viver. Por isso sempre encorajamos as pessoas a aumentarem seu conhecimento sobre a rica cultura e história que cerca os povos indígenas canadenses e adotar uma abordagem ativa para entender nossas diferenças e semelhanças. O Canadá não seria o país que é hoje sem as línguas, as crenças espirituais e a herança dos povos indígenas. E nós como imigrantes fazemos parte da história deste país.
Assista Every Child Matters
Em setembro de 2020, o “Centro Nacional para a Verdade e a Reconciliação” lançou um documentário (em Inglês) em duas partes sobre o movimento “Every Child Matters”. Cada parte aborda a história única e trágica dos povos indígenas no Canadá.
Truth - Act One
Reconciliation - Act Two
Explicando para as crianças
Assista com os seus filhos o documentário The Word Indigenous, desenvolvido especialmente para ensinar as crianças sobre o povo indígena.
A data é cercada de muitas cerimônias espalhadas pelo país, muitas delas oficiais, organizadas pelos governos Federal e Provincial. Da nossa parte, sugiro você vestir laranja, conversar com seus filhos e separar um momento para refletir sobre esse momento trágico e como isso afetou a história das Primeiras Nações, Inuit e povos Métis.
Com amor,
Andre 🖤 Livia